Hoje vou falar sobre algo que já não é mais nenhum segredo no ambiente corporativo, no entanto, ainda é uma grande dificuldade: inteligência emocional em cargos de liderança.
Liderar é uma tarefa que pede bastante conhecimento técnico, isso é verdade. É super importante que o líder entenda das tarefas e processos envolvidos para o andamento do trabalho. Também é recomendável que um bom líder saiba criar estratégias e alcançar resultados.
Embora isso seja importante, a relação do líder e seus liderados é um dos pontos mais fundamentais para ter equipes com alta performance. Vale lembrar que pesquisas já comprovaram que um ambiente corporativo saudável é um diferencial incrivelmente vantajoso para os negócios.
Sendo assim, hoje você vai descobrir os cinco pilares essenciais da inteligência emocional aplicados em cargos de liderança e como eles podem impactar estrategicamente os resultados da equipe.
Impactos da falta de inteligência emocional no trabalho
Você já ouviu falar que um ambiente tem “a cara do chefe”? Essa é uma expressão comum entre liderados e até mesmo para clientes, acredite em mim.
Na prática, não é difícil de entender. Sabe aquele líder que chega de cara fechada, não fala bom dia e suas primeiras palavras são uma enxurrada de críticas e feedbacks negativos?
Bem, você já pode imaginar como vai ser o dia nesse ambiente.
Colaboradores tensos, “pisando em ovos”, emoções afloradas e o estresse gerado diminuindo significativamente as capacidades cognitivas da equipe. Todos podem ser afetados, seus fornecedores, seus parceiros e claro, seus clientes.
Nem preciso dizer que a longo prazo, esses acontecimentos podem sim interferir no sucesso ou no fracasso de uma empresa. Além disso, outros problemas podem decorrer desse ambiente desagradável, como alta rotatividade, afastamento por doenças emocionais e até mesmo problemas trabalhistas.
O que é inteligência emocional?
Mas afinal, o que é a tão falada inteligência emocional? E como ela pode impactar tanto assim os resultados? Para entender melhor, vamos avaliar esse conceito com base no que diz o renomado escritor, psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman.
Segundo ele, a inteligência emocional diz respeito à capacidade de entender e gerenciar emoções humanas, não apenas as nossas emoções, bem como também as emoções de outras pessoas.
Para um líder, essa habilidade é uma vantagem poderosa. Ser capaz de reconhecer e administrar suas emoções e ao mesmo tempo ter a capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções do time é essencial para conduzir os resultados desejados!
Cinco pilares da inteligência emocional
Ainda segundo Goleman, a inteligência emocional pode ser dividida em cinco pilares essenciais, que precisam ser praticados em conjunto para alcançar um ápice.
A boa notícia é que são habilidades que podem ser treinadas e qualquer líder que se propõe a aprender pode ser capaz de colocar esses pilares em prática.
1. Autoconhecimento emocional
O autoconhecimento é a capacidade de se reconhecer e compreender suas próprias emoções. Este é o ponto de partida para aprender a gerenciar ações diante de sentimentos.
O cérebro humano funciona através de neurotransmissores, que podem desencadear reações primitivas automáticas, como estresse e raiva.
O autoconhecimento permite que a pessoa seja capaz de resistir a seus impulsos biológicos e conduzir suas ações de maneira mais racional.
2.Autocontrole emocional
Falando em conduzir ações de maneira racional, é aí que entra o segundo pilar: o autocontrole emocional.
Ele vem logo após o autoconhecimento, pois só assim é possível administrar suas emoções sem reprimi-las.
Gerir emoções não é varrer para baixo do tapete, pois uma hora a conta chega. A gestão através do autocontrole significa ser capaz de analisar e ressignificar os sentimentos, transformando em ações plausíveis.
3.Automotivação
O terceiro pilar tem a ver com propósito, aquilo que faz você ter a persistência necessária para buscar os resultados.
Um líder que tem clareza dos benefícios profissionais, pessoais e sociais que suas ações podem causar é capaz de tomar decisões muito mais assertivas.
Liderança tem muito a ver com paixão e convicção verdadeira pela causa, pois essas características vão refletir automaticamente na motivação do time.
4.Consciência social ou empatia
O terceiro pilar nada mais é do que a famosa empatia, que pode ser definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro e perceber suas emoções.
Em seus estudos, Daniel Goleman identificou que existem três tipos de empatia:
Empatia cognitiva: essa empatia vem com a habilidade de entender o sentimento do outro, mesmo sem ter vivido uma experiência parecida.
Empatia emocional: já esse tipo de empatia tem relação com o fato de já ter estado no lugar de outra pessoa. Aqui existe uma ponte emocional de vivência.
Preocupação empática: por fim, na preocupação empática não há experiência e ou o entendimento da emoção do outro. Ainda assim, tem um interesse em compreender e ajudar.
5.Habilidade de relacionamento
O quinto e último pilar é a habilidade de se relacionar com pessoas, afinal, nada adianta todos os outros pilares estarem em dia se na hora de se relacionar isso não aparecer.
Através da inteligência emocional, um líder estratégico pode conduzir da melhor maneira vários tipos de situação.
Isso inclui ser capaz de influenciar positivamente os sentimentos dos membros de sua equipe, o que transmite para cada liderado a sensação de segurança e compreensão.
Liderança positiva: inteligência emocional na prática
Para concluir, é importante dizer que os três primeiros pilares são pessoais, pois dizem respeito ao relacionamento com seu eu.
Já os dois últimos pilares são sobre sua relação com a equipe e podem ser desenvolvidos em conjunto, com uma comunicação transparente e troca de feedbacks.
Outro ponto é que todos os pilares têm extrema importância, mas a empatia é o pilar que conecta a relação pessoal com a social.
Então, se você gostou de saber sobre os três tipos de empatia e quer saber mais sobre isso, deixe sua opinião logo abaixo. Afinal, ela é como a liga que junta todos os pontos, tornando a sua liderança um absoluto case de sucesso!