Você já se sentiu preso em um ciclo de metas para bater, equipe desmotivada e longas reuniões em vão?
Liderar um time para atingir objetivos todos os dias pode ser desafiador, principalmente quando você não consegue traçar um caminho para trilhar.
O modelo GROW oferece uma solução para definir e organizar as metas, além de passar uma visão realista e mostrar os pontos que podem impedir o sucesso.
No artigo de hoje eu vou te mostrar um guia prático simples, mas eficiente, para usar o método GROW e atingir suas metas e objetivos em conjunto com a sua equipe! Vamos lá?
O que é o modelo GROW
Antes de tudo, vou te contar um pouco mais sobre a história do modelo GROW e algumas curiosidades sobre ele. Basicamente, esse é um método de coaching bastante utilizado para alcançar metas e objetivos.
Foi desenvolvido em 1980 por John Whitmore, junto com seus colegas Graham Alexander e Alan Fine. A abordagem foi criada com base no pressuposto de que a maioria dos obstáculos não são externos, mas sim internos, e podem ser superados com organização.
Uma das curiosidades sobre o modelo GROW é que ele usa elementos da psicologia positiva, mostrando que a ciência humana pode ser simples e aplicável por todos.
Além disso, o método pode ser usado em várias áreas diferentes, sendo reconhecido mundialmente por sua eficácia.
Aplicação prática do modelo GROW
O modelo GROW é um acrônimo onde cada letra tem um significado importante na prática, que pode ser individual ou coletiva. Veja como cada etapa funciona:
G de Goal (Meta): aqui é a fase de definir com clareza qual o objetivo.
R de Reality (Realidade): aqui é o momento para reconhecer a situação atual.
O de Options (Opções): nessa fase você vai mapear todas as possibilidades para atingir a meta.
W de Will (Ir): por fim, você define por onde vai e quais os passos a serem seguidos.
Para facilitar o processo de aplicação prática, cada fase tem algumas perguntas chaves que você e sua equipe devem procurar responder.
Passo a passo prático para usar o modelo GROW na sua gestão
Agora que você conheceu o modelo GROW em detalhes, vou fazer uma simulação em uma situação hipotética comum e mostrar, com todos os detalhes, como você pode usar o método!
Imagine uma situação em que você é o gestor do time de vendas e recebe a orientação de que as vendas devem aumentar em 15% neste mês, que já está na metade.
Você reúne sua equipe para fazer uma reunião e traçar um caminho objetivo para fazer acontecer.
Fase 1 Goal:
Nesta primeira fase, é fundamental definir a meta com clareza e detalhes. Perguntas como “o que queremos alcançar”, “em quanto tempo devemos alcançar” , “qual é o valor atual da meta” e “qual é o valor exato que precisa ser acrescentado à meta?” são questionamentos para essa fase.
Você já recebeu a orientação, passe para o seu time de maneira simples: precisamos aumentar o valor bruto das vendas em 15% até dia 30 de junho.
Fase 2 Reality
Chegou a hora de encarar a verdade! Perguntas como “quanto já vendemos até o momento”, “quanto precisamos vender com esse aumento” e “quais são os obstáculos que estamos enfrentando nas vendas” são interessantes.
Vale lembrar que nessa fase, você precisa identificar a realidade de maneira ampla, ou seja, você e sua equipe precisam identificar o que pode atrapalhar no alcance da meta. O concorrente está com promoção? O produto campeão de vendas está em falta?
Pensem juntos em todas as possibilidades, isso é importante para a próxima fase.
Fase 3 Options
Chegou a hora de encontrar soluções e caminhos. Perguntas como “o que podemos fazer para vender mais” e “como podemos resolver o que está impactando as vendas” são exemplos práticos de questionamentos.
Considere as condições que você e sua equipe já podem usar imediatamente, pois isso acelera o processo. Essa é uma boa dica para prazos apertados, como é o caso dessa simulação.
Essa fase pode se comparar a colocar uma rota no GPS, você vai ver vários caminhos, mas vai escolher um deles para chegar ao destino.
Fase 4 Will
Por fim, você vai esmiuçar o caminho escolhido na fase anterior, separar os passos e definir os responsáveis. Perguntas como “qual o próximo passo” e “quem vai fazer o que” são questionamentos dessa etapa.
Pode ser legal usar o método 5W2H e o Kanban para deixar tudo registrado, disponibilizar para o seu time e fazer o acompanhamento diariamente.
Toque de mestre: execução e revisão
A gestão de pessoas definitivamente não é uma função engessada e o mesmo se aplica aos métodos que usamos para organizar o dia a dia.
Minha dica final é: não fique somente nas planilhas, coloque em prática e se for necessário, revise os caminhos e os passos escolhidos.
O método GROW é ótimo para você fazer com sua equipe, pois pede a participação ativa, estimula a criatividade e deixa os objetivos transparentes e tangíveis para todos.
Como líder, aplique as fases com energia alta e aproveite a psicologia positiva para demonstrar confiança na sua equipe e na capacidade de alcançarem os seus objetivos!
Gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe com seus colegas e amigos e se quiser, deixe um comentário de como você gosta de motivar ou ser motivado!