Você já sentiu desânimo por não saber qual o próximo passo na sua carreira? Já se pegou desmotivado em algum momento por não saber o que era esperado de você profissionalmente?
Essas são situações que podem acontecer quando não há um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Criar esse planejamento da maneira correta elimina a sensação de estagnação e motiva os colaboradores a perseguirem um objetivo.
No artigo de hoje, vou te mostrar as melhores práticas do PDI, demonstrando erros e acertos práticos para você acertar em cheio com o seu time.
O que é PDI?
O PDI é uma ferramenta estratégica para ajudar os colaboradores a progredirem em suas carreiras, desenvolvendo novas habilidades, aprimorando as competências e superando desafios.
Embora sua criação não esteja atribuída a nenhum nome específico, a abordagem teve forte influência de outras práticas de desenvolvimento, como a Teoria de Maslow, a gestão por objetivos (MBO) de Peter Drucker, e a Psicologia Positiva de Martin Seligman.
Podemos dizer que o PDI veio da evolução da gestão de pessoas, através da necessidade de humanizar os processos e firmar parcerias de trabalho mais verdadeiras e bilaterais.
Vale lembrar que esta ferramenta não só ajuda a empresa a atingir níveis mais altos de serviço, como também proporciona crescimento ao colaborador e facilita o seu dia a dia como líder.
A seguir, vou falar um pouco da aplicação prática do PDI, levantando erros e acertos para que você possa usar essa ferramenta com seu time agora mesmo!
Melhores práticas do PDI: erros e acertos
Antes de mais nada, vamos entender como o PDI funciona na prática e quais as suas etapas:
- Avaliação inicial: identificação das habilidades do colaborador, pontos fortes e oportunidades de melhoria.
- Definindo objetivos: alinhar expectativas entre organização, liderança e colaborador e definir o que é esperado por ambos.
- Ações de desenvolvimento: atividades que ambas as partes devem executar para atingir o objetivo.
- Recursos: levantamento dos recursos necessários, como treinamentos, tempo, capacitação, certificação, etc.
- Indicadores: formas de avaliação de progresso no desenvolvimento das competências necessárias.
- Revisão e acompanhamento: identificar possíveis melhorias no plano desenvolvido e acompanhar o progresso.
Essa é a estrutura básica de um PDI, que pode variar de acordo com a organização ou com a sua necessidade prática.
Erros na aplicação do PDI
O primeiro erro relevante é o não envolvimento do colaborador no processo. O desenvolvimento profissional de uma pessoa também interessa a ela, é super importante que ela esteja envolvida e engajada no processo.
O segundo erro é a inexistência de oportunidades. Para que você vai fazer um PDI se a organização ou você, como líder, não vai criar oportunidades de carreira? Você vai acabar elevando a expectativa do colaborador e depois ele vai ficar frustrado.
Por fim, outro erro que é bastante prejudicial é padronizar o PDI. Por exemplo, cargos de vendedores têm o PDI de vendedores. Embora algumas habilidades desejadas possam ser padrão, o Plano de Desenvolvimento Individual, como o nome diz, deve ser único e personalizado.
Acertos na aplicação do PDI
Chegou a hora de inspirar você com as melhores maneiras de praticar o PDI em sua equipe e para começar, o envolvimento da liderança é fundamental. Você como gestor pode estar presente não só na elaboração do plano de desenvolvimento, como também auxiliando o colaborador nos passos que ele precisa dar.
Outra prática assertiva é ter empatia na hora de aplicar a ferramenta. Procure se colocar no lugar do outro e entender suas características, seus objetivos e suas dificuldades. Saiba ser um bom ouvinte durante o processo, pois além de elaborar um PDI realista, você vai melhorar a sua relação com seus liderados.
Por último, mas não menos importante, o equilíbrio é a chave para engajar. Existem situações que são importantes para a organização, mas existem questões que também são importantes para o colaborador. Saber equilibrar esses objetivos te ajuda a alinhar as expectativas e encontrar um lugar comum onde todos ficam satisfeitos.
Soft skills indispensáveis para aplicar o PDI
Estamos chegando ao fim do nosso bate papo e preciso falar que, além das habilidades técnicas, existem as soft skills indispensáveis na hora de usar o PDI na gestão de pessoas!
São elas:
- Empatia
- Franqueza
- Transparência
- Capacidade de ouvir
- Liderança humanizada
Vale lembrar que essas habilidades são importantes em todo o contexto da gestão de pessoas, então é importante lembrar de se desenvolver também.
E você, costuma usar o PDI na sua gestão? Conta aqui embaixo suas experiências com o uso dessa ferramenta e me segue para mais conteúdos como esse.