Aplicação prática da 5W2H na liderança

Quem é gestor ou líder de equipe sabe que os processos cotidianos são vários e usar ferramentas de apoio na organização prática de tantas tarefas pode ser uma ajuda e tanto. Uma das ferramentas que eu indico e uso no meu dia a dia é a famosa 5W2H. 

Com ela é possível planejar todas as tarefas importantes de um projeto, de uma equipe e até mesmo criar um planejamento eficiente para atingir as metas do ano. 

No artigo de hoje vou explicar o que é a 5W2H e como você pode usar a ferramenta de maneira prática no seu dia a dia como líder e gestor de pessoas. Continue a leitura e descubra como tornar sua gestão mais prática e eficiente. 

O que é a 5W2H

A ferramenta 5W2H é uma metodologia japonesa criada por Taiichi Ohno e Eiji Toyoda no ano de 1950. Ela traça um caminho de 7 passos para executar uma ação, criando um mapa prático para qualquer atividade. 

Esses passos estão em inglês e agora você vai descobrir o que significam e como eles dão nome a ferramenta. 

Os 5W:

What (O que?): sua meta, objetivo, ou tarefa a ser executada;

Where (Onde?): onde a ação deverá ser executada;

Why (Por que?): motivo e benefícios que a ação traz;

When (Quando?): espaço de tempo em que a ação deve ser realizada;

Who (Quem?): quem são as pessoas responsáveis por executar a ação.

Os 2H:

How (Como?): listar o processo usado para realizar a ação;

How much (Quanto?): valor de custo da execução ou implementação da ação.

Como usar a 5W2H no dia a dia

A 5W2H é uma ferramenta lembrada sempre para projetos grandes e importantes, mas a aplicação dela é tão ampla que você pode usar até mesmo para executar tarefas simples. 

A aplicação prática da 5W2H funciona tanto para mapear e transformar as atividades em um passo a passo simples, como também ajuda a fixar na memória o que precisa ser feito. 

Além disso, ela é ótima para gerenciar atividades em grupo, principalmente quando feita no Google Planilhas (Sheets) e disponibilizadas para todos na equipe. 

Veja um exemplo prático: suponha que você e sua equipe precisam de mais leads para converter em vendas. Vocês definiram para isso uma estratégia usando as redes sociais da empresa. Você pode criar uma planilha usando a 5W2H da seguinte maneira: 

 

  1. What (O que?): mapear os seguidores das redes sociais e identificar pessoas que se encaixam no público alvo das nossas soluções;
  2. Where (Onde?): redes sociais com foco no público local da empresa;
  3. Why (Por que?): aproveitar o tráfego orgânico para transformar seguidores em compradores;
  4. When (Quando?): primeira quinzena de maio;
  5. Who (Quem?): equipe de marketing e social media;
  6. How (Como?): tirar um relatório dos seguidores e analisar um a um quem está no local desejado e avaliar se estão no perfil do público alvo. Depois, enviar para o setor comercial para entrar em contato com essas pessoas na intenção de apresentar a organização e benefícios dos nossos serviços. 
  7. How much (Quanto?): tempo. 

Note que a ferramenta deixa as tarefas mapeadas de maneira que fica muito mais fácil executar e gerir a tarefa, deixando claro quem deve executar a ação, como e o prazo desejado. 

Combinando a 5W2H com outras ferramentas

Outra maneira eficiente de tornar sua gestão ainda mais organizada é combinar a aplicação da 5W2H com outras ferramentas, como o brainstorm e a análise SWOT, por exemplo. 

Enquanto a tempestade de ideias ajuda o time a listar as melhores ideias para resolver um problema, a análise SWOT aplicada a liderança te ajuda a identificar pontos fortes e fracos da situação, além de indicar as pessoas certas para resolver. 

Por fim, basta aplicar a 5W2H para as iniciativas escolhidas pela equipe e você terá um plano de ação eficiente para alcançar os objetivos. 

Não esqueça de disponibilizar esse plano de ação a todos os envolvidos e usar estratégias de liderança para manter todos engajados na execução dos projetos. 

Você tem alguma dúvida sobre a aplicação da 5W2H? Essa ferramenta faz parte do seu planejamento estratégico ou você utiliza outros meios para mapear suas tarefas? Deixe seu comentário abaixo e vamos interagir. 

E se você quer descobrir dicas práticas para melhorar seu desempenho como gestor de pessoas, siga meu perfil. Você também pode gostar de ver: 5 passos para criar um planejamento coletivo de sucesso e Gestão de metas: 8 dicas para envolver sua equipe de maneira natural

Artigos recomendados

Mulher em ambiente profissional, sentada, com expressão reflexiva e mãos cruzadas na frente do rosto.
COACHING

Seja seu próprio líder: 7 passos que mudam o jogo

Você costuma cuidar bem de você? Sabe gerenciar o seu tempo de maneira saudável? Tem iniciativa e costuma pensar fora da caixa? Muito se fala em liderança positiva, mas afinal, o quão positiva está sua autoliderança? O primeiro passo para uma liderança eficaz começa com a capacidade de liderar a

Continuar lendo
Homem e mulher de meia idade com um brinquedo de lata e fio, simulando uma comunicação ineficiente.
LIDERANÇA

o poder da compreensão humana na comunicação

Nosso bate papo de hoje é sobre comunicação em cargos de liderança. Você sente que sua mensagem nem sempre é recebida como gostaria? Ou que seus liderados parecem ter dificuldades para entender o que você precisa? Bem, ser capaz de se comunicar é uma característica bastante importante para quem ocupa

Continuar lendo

Vamos conversar?

A melhor hora para o seu crescimento é agora!

Contato

Ao clicar em “Enviar mensagem” você declara que leu e aceita a Política de Privacidade do site.

© 2025. Todos os direitos reservados.

SEU E-BOOK
GRÁTIS

Insira o seu nome, seu e-mail e faça o download gratuito do e-book Pare de Sabotar Sua Vida.