Três homens em ambiente de trabalho tendo uma discussão

Gestão de conflitos: as 10 melhores estratégias!

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas detesta é o conflito. Então, eu não vou romantizar aqui ou tentar fazer você acreditar que isso é bom. 

Mas uma coisa é certa: conflitos são inevitáveis. Adotar uma gestão colaborativa é o melhor caminho para contornar situações desafiadoras e deixar o saldo positivo. 

Nesse bate papo de hoje, vou te mostrar 10 passos da gestão de conflitos colaborativa que você pode aplicar em qualquer situação. 

Continue a leitura e veja como isso pode ser mais fácil do que parece! 

Passo 1: Encare o conflito de frente

Primeiro de tudo, não fuja do problema! Muita gente tem medo de conflito e tenta varrer pra debaixo do tapete. 

Mas isso só piora as coisas. Como líder, você precisa encarar o conflito de frente o quanto antes e resolver.

Passo 2: Ouça todo mundo

Quando houver um desentendimento entre membros da equipe, a primeira coisa a fazer é ouvir todas as partes envolvidas. 

Pratique a escuta ativa e preste atenção de verdade. Deixe cada um contar sua versão da história sem interromper.

Passo 3: Fique neutro

É fácil tomar partido, mas como líder, você precisa agir com total imparcialidade. Não deixe suas preferências ou pontos de vista pessoais interferirem. Trate todo mundo com o mesmo respeito e consideração.

Passo 4: Foque no problema, não nas pessoas

Muitas vezes, o conflito vira uma briga pessoal, trazendo mais tensão para o ocorrido e consequências mais graves. 

Seu papel é trazer a conversa de volta pro problema real. Em vez de “Fulano fez isso”, mude para “Como podemos resolver essa situação?”. Faça mais perguntas do que afirmações e evite acusações a todo custo. 

Passo 5: Busque o terreno comum

Mesmo nas maiores discussões e divergências, sempre tem algo em que as pessoas concordam. 

Seu trabalho é achar esse ponto em comum e usá-lo como base para construir uma solução. Use frases como “ambos concordamos que…” e faça disso o ponto de partida para um consenso satisfatório. 

Passo 6: Estimule a colaboração

Transformar o conflito numa oportunidade de trabalho em equipe é um desafio, mas não é impossível. 

Peça que as pessoas envolvidas proponham soluções juntas. Isso ajuda a criar um senso de propriedade (e também responsabilidade) sobre a resolução.

Passo 7: Seja criativo

A liderança é um cargo que pede criatividade, pois muitas vezes, a melhor solução não é a mais óbvia. 

Encoraje sua equipe a pensar fora da caixa. Quem sabe uma ideia fora da curva não resolve o problema de um jeito que ninguém esperava?

Passo 8: Aprenda com a experiência

Depois que o conflito for resolvido, não é hora de esquecer tudo. Quando os ânimos acalmarem, faça uma reunião para discutir o que aconteceu. 

O que deu certo? O que poderia ter sido melhor? Use essas lições para evitar problemas futuros. Se a situação for muito grave, converse em particular com cada pessoa para não causar uma exposição. 

Passo 9: Crie um ambiente aberto

No dia a dia, cultive um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para expressar opiniões diferentes. Quanto mais aberta e transparente for a comunicação, menos chance de conflitos surgirem do nada.

Passo 10: Dê o exemplo

Uma liderança inspiradora vem pelo exemplo. Mostre como lidar com discordâncias de forma madura e construtiva. 

Se você mantiver a calma e for respeitoso mesmo nos momentos tensos, sua equipe vai seguir o exemplo.

Você pode gostar de ver: Comunicação: como compreender para ser compreendido

Não é bom, mas não é tão ruim

Ambiente de trabalho, com pessoas reunidas e tranquilas
Ambiente de trabalho, com pessoas reunidas e tranquilas

Conflitos não são desejados, mas são inevitáveis e não precisam ser desastrosos. Eles podem servir para mostrar o que pode ser melhorado nas suas práticas de liderança e no entrosamento da equipe. 

É a gestão colaborativa que vai trazer essa capacidade de extrair lições positivas de momentos desafiadores. 

Muitas equipes se tornam ainda mais fortes e unidas depois de um gerenciamento positivo de conflitos. O segredo é saber conduzir a situação e aprender com ela.

E aí, o que você acha? Tem alguma dessas dicas que você já usa? Ou alguma que você acha que seria difícil de aplicar na sua equipe? Me conta!

Artigos recomendados

Mulher em ambiente profissional, sentada, com expressão reflexiva e mãos cruzadas na frente do rosto.
COACHING

Seja seu próprio líder: 7 passos que mudam o jogo

Você costuma cuidar bem de você? Sabe gerenciar o seu tempo de maneira saudável? Tem iniciativa e costuma pensar fora da caixa? Muito se fala em liderança positiva, mas afinal, o quão positiva está sua autoliderança? O primeiro passo para uma liderança eficaz começa com a capacidade de liderar a

Continuar lendo
Homem e mulher de meia idade com um brinquedo de lata e fio, simulando uma comunicação ineficiente.
LIDERANÇA

o poder da compreensão humana na comunicação

Nosso bate papo de hoje é sobre comunicação em cargos de liderança. Você sente que sua mensagem nem sempre é recebida como gostaria? Ou que seus liderados parecem ter dificuldades para entender o que você precisa? Bem, ser capaz de se comunicar é uma característica bastante importante para quem ocupa

Continuar lendo

Vamos conversar?

A melhor hora para o seu crescimento é agora!

Contato

Ao clicar em “Enviar mensagem” você declara que leu e aceita a Política de Privacidade do site.

© 2025. Todos os direitos reservados.

SEU E-BOOK
GRÁTIS

Insira o seu nome, seu e-mail e faça o download gratuito do e-book Pare de Sabotar Sua Vida.