Um dos desafios mais arrepiantes dos gestores é administrar os pedidos de férias de seus liderados sem deixar ninguém descontente. Esse desafio fica ainda mais evidente no período de final e começo de ano, que é uma das épocas mais desejadas por quem gosta de tirar férias e viajar.
Cada pessoa do time tem sua participação nos resultados desejados e garantir que a ausência seja suprida de maneira eficiente também é uma tarefa que requer atenção. Pensando nisso, hoje eu trouxe algumas dicas práticas e eficientes para ajudar gestores e líderes a administrar as férias do time sem sobrecarregar ninguém e garantindo a eficiência da equipe.
1. Transparência e comunicação
Um grande erro de gestores e empresas é não ter clareza nos processos para férias dos colaboradores. É preciso ter organização desse processo para evitar correria, problemas trabalhistas e insatisfação da equipe. Mais do que isso, é preciso deixar a informação clara e transparente a todos, então, como gestor, comunique os membros da equipe sobre como as coisas funcionam.
Além disso, é importante manter todos informados sobre as metas individuais e coletivas, evitando a distração que a “contagem regressiva” para as férias costuma trazer. Fazer uma revisão de entregas e um balanço anual é importante. Procure fazer disso um diálogo aberto, onde tanto você quanto os liderados possam expressar o que pensam sobre os resultados e o que esperam para o próximo ciclo.
2. Planejamento antecipado
Nenhum plano de contingência supera o planejamento antecipado. Incentive o seu pessoal a planejar as férias com antecedência, informando tanto você quanto o setor responsável.
Essa simples ação ajuda você a se organizar para o período de ausência e também ajuda o colaborador a se desconectar completamente no período de descanso. Trabalhem juntos para deixar as coisas em ordem tanto quanto for possível.
3. Plano de contingência
Falando em deixar as coisas em ordem, a melhor maneira de fazer isso é através do famoso plano de contingência, que pode ser um aliado e tanto na hora de organizar as férias do seu pessoal. É importante que você como gestor saiba ouvir os seus liderados para juntos encontrar uma rotina em que seja possível adiantar o que for previsível.
É importante também pensar em imprevistos possíveis, ou seja, situações que não ocorrem com frequência, mas que se ocorrerem durante a ausência do colaborador responsável, você ou outro membro da equipe possam resolver sem maiores problemas.
4. Aproveite a tecnologia
A tecnologia está aí, avançando rapidamente para melhorar nossas vidas. Considere usar ferramentas de recursos humanos, aplicativos e agendas que facilitem a gestão de férias dos seus liderados.
Busque manter canais de comunicação rápida com o time, a fim de revisar metas, entregar feedbacks e manter a comunicação mais fluida. Sistemas como Notion e Trello são boas sugestões para manter a comunicação interna e os processos em andamento sempre à vista .
5. Respeite o bem-estar de todos
Não estamos falando apenas de gestão, estamos falando também de pessoas, com sentimentos, emoções e ambições. Considerar que todos precisam estar bem, descansados e equilibrados é importante para o sucesso de todos.
Isso também inclui a sua liderança, as metas e performance do time, além de claro, melhorar a qualidade de vida das pessoas e a satisfação em pertencer a esse grupo. Respeitar o período de descanso das pessoas é essencial para que todos se sintam valorizados e reconhecidos enquanto ser humano nos ambientes corporativos.
Colaboradores descansados, time feliz e produtivo
Esses pontos são um caminho inicial que você pode trilhar com seu time para administrar as férias de todos de maneira saudável e eficiente. Promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é uma forma sutil de mostrar que cada pessoa tem seu valor.
Seja um líder que inspira, que motiva e que guia a sua equipe para o sucesso em todas as áreas da vida. Colaboradores que estão felizes emocionalmente são capazes de entregar resultados melhores do que aqueles que se sentem sobrecarregados.
Faça uma reflexão sobre isso e me conte nos comentários: qual sua melhor estratégia para gerir a ausência dos colaboradores? Quais as dificuldades que você percebe que as empresas enfrentam neste assunto? Vamos trocar figurinhas e melhorar a nossa experiência no ambiente profissional!