É possível conciliar CLT e início de negócio?

Quando decidi que queria trabalhar com desenvolvimento de pessoas, vi a oportunidade de praticar algumas habilidades nessa área dentro da empresa que trabalhava, a partir de trazer para a relação com meu empregador transparência sobre minha intenção de crescimento futuro.

Minha visão foi calcular e construir uma reserva financeira enquanto atuava paralelamente, usando todo tempo livre pra me dedicar à maturação do negócio, o que eu iria oferecer, fazer testes, atendimentos, estruturar estrategicamente: desde os processos de vendas até os resultados financeiros.

Atuar em duas frentes por alguns anos foi bastante desafiador pra mim, porém, absolutamente necessário para que eu ganhasse clareza do caminho a seguir e disponibilidade financeira para investir tanto no negócio como em auto desenvolvimento – já que empreender exige várias habilidades diferentes do trabalho CLT.

Existem algumas recomendações que a gente pode verificar se cabem ao nosso caso e ajudam a escolher a melhor forma de realizar esse período transitório na prática.

A primeira pergunta que a gente pode se fazer é:

  • Dá pra desenvolver as habilidades que usaremos no nosso negócio, dentro da empresa?

Esse é um caminho de ir amadurecendo o negócio aliado à ‘segurança’ da CLT, uma situação em que todo mundo sai ganhando, performando melhor.

Outra questão interessante de a gente pensar é sobre:

  • Qual o risco de comunicar nossa intenção para a empresa?

Nesse caso, depende de vários fatores, como nosso relacionamento com os gestores, o papel desempenhado, o tipo de negócio pretendido e nossa reserva financeira.

Aliás, uma chave importantíssima pra gente ter sucesso nessa questão é construir a reserva financeira que nos garanta certa tranquilidade na transição.

Conciliar os dois por um período é desafiador, mas possível: organizando bem o tempo, tendo metas claras e visíveis para não desanimar no caminho porque cansa mesmo e tendo uma data limite e/ou marcos claros para finalizar o período transitório.

Se você está pensando em realizar sua transição de carreira ou já está vivendo um momento de mudança e quer apoio, conheça meu serviço de mentoria.

 

Artigos recomendados

Mulher em ambiente profissional, sentada, com expressão reflexiva e mãos cruzadas na frente do rosto.
COACHING

Seja seu próprio líder: 7 passos que mudam o jogo

Você costuma cuidar bem de você? Sabe gerenciar o seu tempo de maneira saudável? Tem iniciativa e costuma pensar fora da caixa? Muito se fala em liderança positiva, mas afinal, o quão positiva está sua autoliderança? O primeiro passo para uma liderança eficaz começa com a capacidade de liderar a

Continuar lendo
Homem e mulher de meia idade com um brinquedo de lata e fio, simulando uma comunicação ineficiente.
LIDERANÇA

o poder da compreensão humana na comunicação

Nosso bate papo de hoje é sobre comunicação em cargos de liderança. Você sente que sua mensagem nem sempre é recebida como gostaria? Ou que seus liderados parecem ter dificuldades para entender o que você precisa? Bem, ser capaz de se comunicar é uma característica bastante importante para quem ocupa

Continuar lendo

Vamos conversar?

A melhor hora para o seu crescimento é agora!

Contato

Ao clicar em “Enviar mensagem” você declara que leu e aceita a Política de Privacidade do site.

© 2025. Todos os direitos reservados.

SEU E-BOOK
GRÁTIS

Insira o seu nome, seu e-mail e faça o download gratuito do e-book Pare de Sabotar Sua Vida.