Se tem uma coisa que a maioria das pessoas detesta é o conflito. Então, eu não vou romantizar aqui ou tentar fazer você acreditar que isso é bom.
Mas uma coisa é certa: conflitos são inevitáveis. Adotar uma gestão colaborativa é o melhor caminho para contornar situações desafiadoras e deixar o saldo positivo.
Nesse bate papo de hoje, vou te mostrar 10 passos da gestão de conflitos colaborativa que você pode aplicar em qualquer situação.
Continue a leitura e veja como isso pode ser mais fácil do que parece!
Passo 1: Encare o conflito de frente
Primeiro de tudo, não fuja do problema! Muita gente tem medo de conflito e tenta varrer pra debaixo do tapete.
Mas isso só piora as coisas. Como líder, você precisa encarar o conflito de frente o quanto antes e resolver.
Passo 2: Ouça todo mundo
Quando houver um desentendimento entre membros da equipe, a primeira coisa a fazer é ouvir todas as partes envolvidas.
Pratique a escuta ativa e preste atenção de verdade. Deixe cada um contar sua versão da história sem interromper.
Passo 3: Fique neutro
É fácil tomar partido, mas como líder, você precisa agir com total imparcialidade. Não deixe suas preferências ou pontos de vista pessoais interferirem. Trate todo mundo com o mesmo respeito e consideração.
Passo 4: Foque no problema, não nas pessoas
Muitas vezes, o conflito vira uma briga pessoal, trazendo mais tensão para o ocorrido e consequências mais graves.
Seu papel é trazer a conversa de volta pro problema real. Em vez de “Fulano fez isso”, mude para “Como podemos resolver essa situação?”. Faça mais perguntas do que afirmações e evite acusações a todo custo.
Passo 5: Busque o terreno comum
Mesmo nas maiores discussões e divergências, sempre tem algo em que as pessoas concordam.
Seu trabalho é achar esse ponto em comum e usá-lo como base para construir uma solução. Use frases como “ambos concordamos que…” e faça disso o ponto de partida para um consenso satisfatório.
Passo 6: Estimule a colaboração
Transformar o conflito numa oportunidade de trabalho em equipe é um desafio, mas não é impossível.
Peça que as pessoas envolvidas proponham soluções juntas. Isso ajuda a criar um senso de propriedade (e também responsabilidade) sobre a resolução.
Passo 7: Seja criativo
A liderança é um cargo que pede criatividade, pois muitas vezes, a melhor solução não é a mais óbvia.
Encoraje sua equipe a pensar fora da caixa. Quem sabe uma ideia fora da curva não resolve o problema de um jeito que ninguém esperava?
Passo 8: Aprenda com a experiência
Depois que o conflito for resolvido, não é hora de esquecer tudo. Quando os ânimos acalmarem, faça uma reunião para discutir o que aconteceu.
O que deu certo? O que poderia ter sido melhor? Use essas lições para evitar problemas futuros. Se a situação for muito grave, converse em particular com cada pessoa para não causar uma exposição.
Passo 9: Crie um ambiente aberto
No dia a dia, cultive um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para expressar opiniões diferentes. Quanto mais aberta e transparente for a comunicação, menos chance de conflitos surgirem do nada.
Passo 10: Dê o exemplo
Uma liderança inspiradora vem pelo exemplo. Mostre como lidar com discordâncias de forma madura e construtiva.
Se você mantiver a calma e for respeitoso mesmo nos momentos tensos, sua equipe vai seguir o exemplo.
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Não é bom, mas não é tão ruim
Conflitos não são desejados, mas são inevitáveis e não precisam ser desastrosos. Eles podem servir para mostrar o que pode ser melhorado nas suas práticas de liderança e no entrosamento da equipe.
É a gestão colaborativa que vai trazer essa capacidade de extrair lições positivas de momentos desafiadores.
Muitas equipes se tornam ainda mais fortes e unidas depois de um gerenciamento positivo de conflitos. O segredo é saber conduzir a situação e aprender com ela.
E aí, o que você acha? Tem alguma dessas dicas que você já usa? Ou alguma que você acha que seria difícil de aplicar na sua equipe? Me conta!