Nosso bate papo de hoje é sobre comunicação em cargos de liderança. Você sente que sua mensagem nem sempre é recebida como gostaria? Ou que seus liderados parecem ter dificuldades para entender o que você precisa?
Bem, ser capaz de se comunicar é uma característica bastante importante para quem ocupa cargos de liderança. Afinal, a clareza da sua mensagem é o que determina quão satisfatórios serão os resultados do time.
A verdade é que comunicar não é apenas sobre falar, mas sim sobre se fazer entender e compreender os outros. O autoconhecimento é essencial para que um bom líder seja capaz de entender sua linguagem e expressão.
A partir disso, se torna possível entender melhor sua equipe e cruzar as informações, de maneira que a sua própria maneira de se comunicar combine com a comunicação dos liderados.
No artigo de hoje vamos abordar duas ferramentas muito importantes para análise de perfil comportamental, o DISC e o MBTI.
Com elas, você pode identificar alguns fatos sobre sua própria personalidade e comportamentos, além de ser capaz de compreender melhor as características do seu time.
Venha comigo e entenda como usar a comunicação para compreender e ser compreendido!
Ferramentas de autoconhecimento
Antes de mais nada, é importante lembrar que as ferramentas que vamos falar a seguir foram criadas por profissionais e estudiosos da natureza humana.
Eles conseguem identificar padrões de comportamento, que por sua vez são como uma diretriz para o autoconhecimento e melhor aproveitamento de características e qualidades.
Modelo DISC
Criado pelo Dr. William Moulton Marston, um psicólogo americano, o modelo DISC identifica características relevantes sobre as preferências comportamentais do indivíduo.
Veja os quatro perfis abaixo e como cada um interfere na comunicação:
- Dominância (D): são pessoas dominantes, costumam ser líderes naturais, tem facilidade em tomar decisões e resolver problemas. Geralmente são comunicadores mais diretos, buscando respostas e decisões rápidas e sem rodeios.
- Influência (I): pessoas influentes são naturalmente sociáveis e gostam mais de interagir com as pessoas. Podem ser persuasivas e motivadoras, que os torna bastante eficientes nas interações sociais e também em vendas.
- Estabilidade (S): as pessoas estáveis costumam ter bastante paciência, são mais empáticas e cooperativas. Também costumam ser boas ouvintes e buscam sempre harmonia em suas interações.
- Conformidade (C): pessoas com traços de conformidade são geralmente muito apegadas à organização, traçam planos bem pensados e os seguem de maneira estruturada. Na comunicação são pessoas lógicas, precisas e apegadas às regras.
Método MBTI
O MBTI é um sistema de identificação de personalidade através das preferências cognitivas e emocionais. Foi criado pela escritora Isabel Briggs Myers e sua mãe Katharine Cook Briggs, uma entusiasta da psicologia.
O método foi criado com base nos princípios do famoso psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, criador da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), utilizada até hoje em sessões de psicoterapia.
De acordo com o método, as características do nosso sistema de crenças e emoções geram quatro perfis: perfil analista, perfil explorador, perfil sentinela e perfil diplomata.
Dentro desses perfis se distribuem quatro conjuntos de características, que por sua vez, são capazes de interferir em nossas habilidades pessoais.
Veja alguns exemplos de cada perfil do MBTI:
- Analistas: INTJ (Arquiteto), INTP (Lógico), ENTJ (Comandante), ENTP (Inovador)
- Diplomatas: INFJ (Apoiador), INFP (Mediador), ENFJ (Protagonista), ENFP (Ativista)
- Sentinelas: ISTJ (Prático), ISFJ (Defensor), ESTJ (Executivo), ESFJ (Cônsul)
- Exploradores: ISTP (Virtuoso), ISFP (Aventureiro), ESTP (Empreendedor), ESFP (Animador)
Agora, veja como as características dentro dos perfis podem interferir na comunicação:
- Extrovertidos (E) são mais sociáveis enquanto Introvertidos (I) são mais reservados.
- Intuitivos (N) costumam dar foco em ideias abstratas, enquanto os Sensoriais (S) preferem dados concretos.
- Pensadores (T) são objetivos e lógicos enquanto os Sentimentais (F) consideram as emoções e valores pessoais.
- Juízes (J) são comunicadores planejados enquanto os Perceptíveis (P) tendem a ser flexíveis e adaptáveis na comunicação.
Vale lembrar que esses modelos, tanto o DISC quanto o MBTI não tem o objetivo de classificar as pessoas, visto que cada ser humano é único.
No entanto, essas ferramentas são bases psicológicas bastante eficientes para quem desejar se entender melhor e entender seu capital humano, valorizando suas características únicas.
Comunicação positiva e assertiva
Além do autoconhecimento e da compreensão das qualidades e características do time, um líder também precisa praticar a comunicação assertiva, ou não violenta.
Essa é uma forma de se comunicar que envolve a escuta ativa, saber expressar sentimentos sem culpar, fazer pedidos ao invés de dar ordens e focar em soluções positivas.
A comunicação positiva envolve uma troca constante entre líder e liderados, o que substitui aquele ultrapassado (e ineficiente) jeito de liderar: “eu mando, você obedece!”.
Por fim, é importante lembrar que as mensagens claras são muito importantes. Evitar duplo sentido, fazer perguntas para se certificar de que foi compreendido e ouvir atentamente os feedbacks é essencial para aprofundar a comunicação.
Vale lembrar que a verdadeira habilidade da comunicação não pertence a quem muito fala, mas sim a quem fala o suficiente para se fazer entender.
O primeiro passo para isso? Se compreender e compreender os outros. Assim, sua relação com o time será sólida e capaz de atingir objetivos ousados.